Texto base.
Bem – aventurado.
1. Que está na bem-aventurança.
s. m.
2. O que goza da eterna beatitude.
3. O que foi beatificado pela Igreja.
4. Fig. Ditoso; feliz.
5. Felicidade perfeita.
O ser humano vive em busca da felicidade. Ele tem como objetivo, em tudo que faz, sonha, planeja, projeta; obter como resultado a felicidade.
Ele trabalha para enriquecer, pois acredita que a riqueza lhe trará felicidade.
Ele quer ter um 3º grau, pois acredita que nisso consiste a felicidade.
Quer ter um bom emprego, pois acredita ser isso a felicidade.
Quer ter uma esposa/marido, pois acredita que isso é o ápice da felicidade. Pois não é!
Para vivermos uma vida plena e cheia do Espírito Santo, precisamos diferenciar as coisas da alma (carnal) e do Espírito (espiritual). Se não soubermos diferenciar uma coisa da outra, estaremos vulneráveis ás nossas fraquezas.
Analisemos.
O que felicidade?
A felicidade é um estado de euforia da alma.
“Feliz é nação cujo Deus é o Senhor” – Salmos 33: 12.
“Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras” – Salmos 137: 9.
Como sendo ela um estado de euforia da alma, concluímos que assim como a tristeza, a ansiedade, a saudade, raiva e ira; tem como essência a alma. Efésios 4: 26.
Uma vez que damos lugar a qualquer um desses sentimentos, sofreremos conseqüências indesejáveis que colheremos frutos para o pecado.
O que é alegria?
Segundo lemos em Gálatas 5: 22, a Bíblia afirma que a Alegria é um fruto do Espírito. Por isso a Alegria é produzida por algo que vem do céu e não do homem. Ela não é fruto de sentimentos, mas é fruto do próprio Deus. Ela é permanente como Ele é permanente, ela traz paz em meio aos conflitos por que Deus é paz. Você precisa desfrutar mais das coisas do Espírito. A intimidade com Deus gera em nós a capacidade para discernir a diferença entre uma e outra.
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? ”
I Coríntios 2: 14 e 3: 3.
Sendo eu um homem/mulher cheio do Espírito, não sofrerei com as afrontas do diabo quando ele se levantar contra mim, jogando sobre mim suas maldades. Ele não terá nenhum poder sobre mim, pois antes mesmo que trame algo contra mim, o Espírito de Deus que habita em mim, me revelará os seus intentos para me dar o escape, o livramento de todos eles. Salmos 25: 14.
Pr. Marcos Couto.