"E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?"
Marcos 4: 41
As tempestades vêm e vão.
Em toda a nossa existência enfrentamos tempestades. Não enfrentá-las ou não aceitá-las seria o mesmo que negar um ensinamento de nossos pais. Elas existem para nos ensinar e nunca para nos trazer sofrimento. Tudo dependerá de como analisamos a forma como sairemos dela. Ter o olhar fixo no resultado final é uma boa maneira de vencer as tempestades, mas não é a principal.
Nossa natureza tende a culpar alguém, ou alguma situação pelo o que estamos passando. Para alguns, o dedo fica sempre apontado em riste em direção a Deus como o maior culpado, tal qual fez Adão no início.
Os tempos de tempestades são tempos de promoção.
"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação". Tiago 1:17 .
Aquilo que nós não entendemos, dificilmente nos beneficiará. Deus sempre nos dará doses homeopáticas para que morramos de overdose. " Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". 1 Coríntios 10:13. Sempre fazemos em nossa mente a conexão sobre este texto com coisas ruins, mas estamos enganados, pois acreditamos apenas em situações difíceis; mas coisas boas também. Nem todo mundo esta pronto para receber coisas boas, a essas boas, se não estivermos prontos para receber também serão ruis.
Não podemos nos esquecer amados, que Deus não usa o diabo para nada. Ele não tem serventia alguma. Deus não usa aquilo que não presta, que não tem valor. Já ouvi por muitas vezes de muitos irmãos que estão sendo retalhados pelo diabo, ou que estão sofrendo perseguição, por que Deus permitiu que o diabo os provasem. Queridos não pensem assim por favor! Deus jamais usará o diabo para fins educativos ou pedagógicos. Pensar assim seria o mesmo que pedir a um marginal que desse uma surra em seu filho com fins educativos ou displinares. Isso é insano! Não há a menor possibilidade de Deus usar o diabo para nos disciplinar. Se estamos passando por uma tempestade é por que nós mesmo abrimos algum prescedente, e quando este prescedente é aberto, então Deus começa a agir com Sua fidelidade, cuidado e amor, pois Ele sim corrige ao filho a quem ama e açoita a todo filho que recebe. Hb 12: 6.
É muito fácil culpar ao diabo pelas nossas falhas e falta de vergonha na cara pelas atitudes erradas que tomamos. “Não veio sobre vós tentação, senão humana...”
Nós somos (seres humanos), somos a coroa da criação de Deus. O maior desejo do diabo e ser igual a nós, mas ele não pode. Em Is 14: 13 nos dá uma idéia sobre quem somos no preojeto de Deus. Lucifer, ainda como Querubim ungido, não desejou ser igual a Deus o Deus todo poderoso, ele quis ser igual a Deus em sua escência como nós temos e somos. Lucifer sabia que ser igual ao Deus poderoso, criador seria impossivél, ele desejava ser igual ao homem a quem Deus cuidadosamente planejou e desejou. Esse amor de Deus pelo homem causou uma ruptura eterna na comunhão entre Lucifer e Deus. Então o Senhor o baniu do céus e o lançou exatemente do habitat que estava sendo preparado para a mais bela e perfeita obra de toda criação, o homem. E como castigo por todas os séculos da existência do homem, Lucifer, agora diabo, teria de encarar todos os dias da sua vida avpresença do homem a quem ele tanto odiava e tentava ser igual. Ez 28: 1 a 19. O texto é claro sobre isso. “Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá”. [v.19]. Na verdade meus amados, não somos nós quem devemos temer ao diabo; é ele deve se preocupar conosco!
Deus tem um projeto glorioso para todos aqueles que o receberam como Senhor e Salvador, que tornar-nos semelhantes a Jesus. Quando andamos, respiramos e vivemos essa verdade, o diabo amarela diante de nós.
Não tempestade que não consigamos vencer. Em Jesus, temos plena condição de fazer parar qualquer tipo de dificuldade que venha se abater sobre nós. Basta sabermos de sua origem. Se vier do trono é benção; se vier por brecha aeberta pela minha falha espeiritual, pelo meu confessar, terei autoriade tal qual Jesus teve sobre o vento e o mar.
No reino de Deus não há erros. Deus trabalha com margem de erro "0" (zero). Por isso posso afirmar com toda convicção que nenhuma de nossas aflições ocorrem por engano. Mesmo que as tempestades que enfrentamos seja resultado de nossas escolhas erradas, ainda assim o favor de Deus entrará em ação e transformará aquilo que seria danoso para nossas vidas, como resposta ás nossas ações, em ensinos para o nosso crescimento. Que tremendo!
Deus tem sempre o melhor para nós. “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” Rm 5: 4
Seja qual for a experiência que você estiver passando, ela te promoverá a lugares mais altos.
No amor do Senhor.
Pr. Marcos Couto.