Você é do tamanho do seu sonho
"Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele".
Pv. 23: 7ª
O homem é o ser perfeito da criação.
A capacidade de raciocínio, de decisão, faz do homem o ser perfeito em relação ás demais criaturas existentes. Deus fez o homem tão perfeito, que o próprio homem encontra dificuldades para enteder sua perfeição. Parace um paradoxo! O homem perfeito não compreender sua perfeição, mas isso não é por acaso, aliás nada é por acaso, tudo tem uma razão para ser ou existir.
O homem é um ser livre; o que o aprisiona não é o que vem de fora para dentro, mas sim, o que vem de dentro para fora. Lembremos do povo Hebreu quando Deus os livrou das mãos de Faraó. Eles sairam do Egito, mas o Egito não havia saído de dentro deles, portanto foi preciso um grandioso processo pedagógico para mudar a forma de sonhar desse povo. O precesso de Deus leva tempo.
A liberdade de um homem esta no fato dele ter a consciência de que é livre. Sem esta consciência ele se torna um alvo fácil dos maus intencionados.
Todos temos condições de ter nossos sonhos realizados.
O sonho é materia prima na construção do futuro.
Onde estão os seus sonhos?
Na gaveta da incapacidade, na gaveta da frustração, na gaveta do medo de tentar! Onde esta?
Por que parou de sonhar?
Por se achar incapaz ou por que os outros acham que você não é capaz? As circunstâncias o machucaram?
O que o esta impedindo de sonhar?
Apoio? Dinheiro? Confiança? Amigos?
Em Nm 14 vemos o quanto custou a mudança de mente (metanóia - metania) dos Hebreus. Não havia n’eles nada que os prejetasse ao futuro, nem uma prioridade, nem um foco, nenhum sonho... Eles estavam livres da servidão, mas não estavam livres em suas mentes.
Dentre o povo havia dois homens que sonhavam, que acraditavam que podiam, que conseguiriam, mesmo diante dos gigantes que encontraram. Josué e Calebe. Os outros dez espias ninguém sabe os nomes, mas Josué Calebe todos conhecemos.
Nós seremos lembrados pelo que acreditamos, pelo que somos capazes de sonhar. Os que não sonham jamais serão lembrados. Sonhe, sonhe...
O sonho não envelhece. Js 14: 1 a 11.
O sonho de Calebe ultrapassou décadas até se materialisar. Sonhos tem um tempo de gestação, de maturação até que venha a dar a luz.
O que importa para um sonhador não o seu momento inicial, e sim o final. Se ele começar mal, caminhar mal, mas se acreditar, conseguirá. Ele não se limita ás circunstâncias á sua volta; não se prende ao tempo ou ao espaço, não se importa com os maldizentes e faldores; ele segue em direção ao seu sonho. Foi exatamente isso que Calebe fez, foi isso que Josué fez, foi isso que o Senhor Jesus fez...
Não existe um medidor de sonhos, um “sonhometro”, para que um sonho possa ser avalido por sua importância ou tamanho, mas uma coisa é certa, todo sonho tem o seu preço e o seu tempo de concretização.
Comece por abrir as “gavetas” onde estão os seus sonhos. Sopre a poeira que se acumuou com o passar dos dias e volte a sonhar, volte a acreditar que você não esta só; se você chegou onde chegou é porque você é especial. Alguém sonhou com você, por isso você existe.
Os sonhos materiais são legítimos diande Deus, Ele quer o melhor para os seus, mas eles não devem ocupar ou consumir todas as suas forças. Existe algo acima das “estrelas” para nós.
Quem sabe você tem sonhado a dispeito de coisas para a realização pessoal e tem esquecido, por exemplo, de orar.
A oração tem de ser uma absessão para nós os filhos, esquecer de orar é mesmo que caminhar sozinho por um desero escuro e tempestuoso.
Nem sempre estaremos bem, ou sonhando e sorrindo o tempo todo. Nosso homem exterior pode até enganar pessoas a nossa volta, mas nosso homem interior saberá medir a dimenssão do nosso estado emocional. O prefeta Elias passou por momentos de depressão profunda a ponto de pedir a Deus o resgate de sua alma aos céus. I Reis 19.
Deus entrou em ação perguntando a Elias: “O que fazes aqui?” Todos nós temos nossos momentos de “caverna” na vida, sucumbir a eles porém, só revelará a nossa imcapcidade de sonhar.
A nossa capacidade de sonhar nos tornará homens e mulheres estratégicos nas mãos de Deus. Ele não mexe na persona do homem, mas sim no caráter. Quando o homem tem uma personalidade indomável, guerreira, de ânimo dobre, mesmo que seu caráter seja ruim, Ele trata e usa. Assim aconteu com Paulo e Pedro.
Deus tem planos a nosso respeito. Ele quer nos elevar, nos promover, nos dar o melhor.
Acreite, o primeiro passo tem der ser nosso. Ao comessar a caminhar em direção ao sonho de Deus, Ele começará a caminhar em direção ao nosso.
Pr. Marcos Couto.