Buscando a salvação dos meus familiares.
Texto Base:
Atos 16: 31
Josué 24: 15
O plano eterno de Deus não seria perfeito se dentro dele não estivesse incluído a família. A família está nos planos de Deus desde que o mundo é mundo. Sem a família, a sociedade já estaria em uma situação de perdas e danos irreparáveis impossível de reverter.
Deus tem plano glorioso para cada família desta terra. A família é um exemplo, uma demonstração do que é o céu. Pois na família é que encontramos segurança, é na família que encontramos o porto seguro, é na família que está os referenciais a cerca de Deus que precisamos, é na família que se é formado o caráter do homem, em é na família que está concentrado todo o plano de Deus para o homem.
Desde a criação a família foi constituída para ser a embaixada de Deus na terra. Os textos acima nos mostram a importância de cremos na promessa que Deus tem para as famílias da terra.
Na antiguidade as famílias eram constituídas por clãs, por tribos. O Antigo testamento nos deixa muito claro a respeito disso. Ao ler as genealogias nos cinco primeiros livros da Bíblia podemos confirmar isso.
Vamos ver nesses dois textos duas situações distintas, porém interligadas por laços espirituais que são mais fortes que os laços de sangue.
Acompanhe.
Podemos dividir a família dentro dos moldes Bíblicos para que tenhamos um mapa em nossas mãos para traçarmos estratégias de conquistas para os nossos.
1. A FAMÍLIA – A família é o primeiro grupo pelo qual nosso foco de oração e jejum deve estar direcionado. Ela é composta por Pai, mãe e filhos. É ela a razão de tudo que há de bom ou de mal na sociedade. Se a família vai bem tudo o mais será bom; se a família vai mal tudo o mais será ruim.
2. OS FAMILIARES – Os familiares são o segundo grupo que são composto pelos avós paternos e maternos, tios e os demais.
3. CLÃ – O Clã é a soma dos dois grupos juntos.
Em Atos 16: 31, durante o episódio da prisão de Paulo e Silas, há um momento de conversão tremendo. Com a fuga dos presos, o carcereiro que tirar sua própria vida, mas, Paulo se interpôs e o impediu de cometer tal desgraça. Ao que o carcereiro perguntou a Paulo: “O que devo fazer para ser salvo?”, ao que lhe respondeu Paulo: “Creia nos Senhor Jesus e serão salvos tu e tua casa”. Que coisa tremenda!
Tu – O pai, o sacerdote, o provedor, a FAMÍLIA.
Tua casa – Teus familiares; Avós, tios, cunhados. Todo o clã.
Vemos a mesma idéia em Josué 24: 15. Acompanhe:
“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolha hoje a quem irão servir, se os deuses dos seus antepassados que vocês serviram além do Eufrates, ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Mas eu – Pai, o sacerdote, o provedor, a FAMÍLIA.
Minha casa – Meus familiares; Avós, tios, cunhados. Todo o clã.
Ambos os texto estão debaixo de uma promessa para nossa família e nossos familiares.
Não é da vontade de Deus que as famílias continuem em rota de colisão com a morte como temos visto.
A perda do valor da família está nos jornais, tele jornais, nas novelas, em fim, o declínio moral da família está chegando a um estágio irreversível. Se não fizermos nada como cristãos, e levar mos Jesus a essas famílias, elas serão ceifadas antes do tempo pelo inimigo de nossas almas.
O método do diabo é muito eficaz. Ele usa o método de Jesus. Qual método é esse? você pode estar se perguntado!
D – i – s – c – i – p – u – l – a – d – o.
Isso mesmo! O Discipulado.
A melhor maneira, o melhor método educacional e didático se chama discipulado. O Diabo o usa como ninguém.
As novelas com suas tramas de maridos traindo suas esposas, esposas más que induzem o público a torcer a favor da amante e assim por diante... Catequisando, discipulando, batendo na cabeça dos maridos e mulheres todos os dias a abandonarem um ao outro para irem em busca de um novo romance.
Os programas que são direcionados ao público adolescente; incentivando-os a terem relação sexual antes da hora, ensinando-os a serem rebeldes com seus pais; todos os dias nós vemos e permitimos que esses programas entrem em nossas casas.
Precisamos dar um basta!
Dizer não ao diabo.
Declarar para ele. Minha família você não toca!
Temos essa autoridade. Lucas 10: 19
Não podemos desanimar ou desistir de ver cumprido neles às promessas de Deus. Nós precisamos entrar diante de Deus por nossas famílias.
Ela, (família) é plano de Deus; é benção!
A cada dia que passa, fica mais difício o quadro familiar no planeta.
Vamos orar por nossas famílias e nossos familiares. Deus tem uma nova história para eles.
Sds,
Pr. Marcos Couto.