Tua voz me encoraja.
Texto base.
[...] "Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo tereis aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo".
João 16: 33
A redenção do homem é o projeto mais ousado de Deus. Ele planejou tudo de uma forma muito criteriosa e detalhada. Cuidou de tudo em seus mínimos detalhes. Cada ponto de seu projeto foi bem elaborado. Nada poderia dar errado. Todos os profetas do passado mencionaram a existência desse projeto. Deus escolheu um homem, lhe fez uma promessa. Abraão era seu nome.
Em todos os outros livros da Bíblia há uma sistemática, uma seqϋência, um grande quebra- cabeças que aponta para um único caminho, um único alvo – Jesus.
Os discípulos sabiam quem era Jesus. Eles andavam com o Senhor comiam à mesa, dividiam o pão. Mas quando Jesus disse a eles o que haveria de acontecer, eles temeram, não queriam acreditar naquelas palavras ditas pelo mestre.
Quantos de nós nos arvoramos ser íntimos do Mestre Jesus, mas quando recebemos uma noticia negativa, contrária aquela que esperávamos também ficamos tristes, abatidos.
Isso não quer dizer que Ele nos abandonou...
[...] "Assim acontece com vocês: Agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria" João 16: 22
Eles, os discípulos ainda não haviam entendido o principio da unidade. Eles estavam em um processo de maturação espiritual. O Senhor Jesus tinha muito mais a ensinar do que discernir os sentimentos e medos de seus corações aflitos e inseguros.
O maior mistério que desencadearia essa unidade estava sempre diante deles, colocado por Jesus por meio de figuras de linguagem, o Senhor falava com eles a todo o momento, mas eles não compreendiam. Em várias ocasiões falava-lhes acerca desse mistério. Mas eles não captavam por detrás de suas palavras. Quando Jesus diz: "Tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Fica claro o que a eles estava sendo revelado, mas eles ainda não compreendiam.
† Igreja declara.
Senhor Jesus, me faça entender por meio de Tua revelação este grande mistério.
Em João 17: 20-24, todo o mistério de Deus é revelado através da oração sacerdotal de Jesus pelos seus.
A IGREJA já existia no coração de Deus, foi concebida em Cristo Jesus e por fim, autenticada na cruz – A assinatura que deu validade a esse documento foi o sangue do cordeiro.
† Igreja declara.
Eu preciso entender esses princípios para a minha vida e aplicá-los.
Unidade – Ato ou efeito de estar dentro de um mesmo objetivo.
Qualidade – Resultado por algo que esta em perfeita harmonia.
Quantidade – Sucesso alcançado pelo esforço mútuo e centralizado em torno de um único objetivo.
Quando tudo dizia não ao Senhor Jesus, ele encontrou forças, primeiro na comunhão com o Pai, e depois na comunhão com os discípulos.
A unidade é perfeita. A unanimidade não! No céu, o Pai, o filho e o E-S, são um mesmo se manifestando de forma distinta, agem em harmonia por um fim único.
† Igreja declara.
Todo relacionamento parte do princípio da diferença e não da igualdade.
Jesus exercia um magnetismo positivo sobre os discípulos e sobre todas as pessoas que ouviam a respeito de sue nome. Ele tinha uma personalidade magnética.
Um imã suporta até 12 vezes um peso maior que o seu. Não há como pesar uma personalidade, mas se isso fosse possível, podemos imaginar então, pelo poder atrativo de Jesus, o quanto pesava a sua.
A Bíblia é a maior fonte de conhecimento a respeito de UNIDADE. As cartas escritas por João são ricas a esse respeito.
João 17 é um legado sobre UNIDADE.
Respeitar as diferenças é uma questão de conhecer os princípios da palavra.
Pr. Marcos Couto.